Há alguns anos a comuna de Providencia, que faz parte de Santiago, Chile, tem um sistema de bicicletas públicas e recentemente foi inaugurada a B-Cycle em Vitacura, outra comuna, que promete se estender a outras áreas de Santiago. Então, lentamente, a capital do Chile começa a avançar nesse processo que já ocorreu em várias outras cidades do mundo, algumas com mais sucesso que outros.
Portanto, para Santiago, assim como para outras cidades latino americanas que pretendem implementar com sucesso os sistemas de bicicletas compartilhadas, é essencial observar e aprender com as experiências de outras cidades mais avançadas nesse quesito.
Um artigo recente de The Atlantic Cities, baseado em um relatório recente do Instituto de Transporte y Desarrollo de Políticas (ITDP), dá algumas dicas e enumera os melhores sistemas de bicicletas públicas do mundo.
Entre os principais fatores que o Instituto de Transporte e Desenvolvimento de Políticas enumera para ter um bom sistema de bicicletas estão:
- Ter muitas estações situadas idealmente a não mais de 325 metros de distância entre si.
- Ter muitas bicicletas disponíveis (10-30 a cada 1000 habitantes na área de cobertura).
- Ter uma área de cobertura de mais de 10 km².
- Bicicletas sólidas que desencorajem o roubo.
- Estações e sistemas de pagamento de fácil utilização.
“Se você não tem bicicletas e estações suficientes em uma área grande o bastante, está criando um sistema fracassado”, diz o relatório.
O relatório do ITDP também classificou as cidades com os sistemas mais qualificados, utilizando como medida o número de usos diários de cada bicicleta e a média de viagens a cada 1000 habitantes. Os melhores sistemas são:
- Barcelona (10,8 viagens por bicicleta, 67,9 viagens a cada 1.000 habitantes)
- Lyon (8,3 viagens por bicicleta, 55,1 viagens a cada 1.000 habitantes)
- Cidade do México (5,5 viagens por bicicleta, 158,2 viagens a cada 1.000 habitantes)
- Montreal (6,8 viagens por bicicleta, 113,8 viagens a cada 1.000 habitantes)
- Cidade de Nova York (8.3 viagens por bicicleta, 42,7 viagens a cada 1.000 habitantes)
- Paris (6,7 viagens por bicicleta, 38,4 viagens a cada 1.000 habitantes)
- Rio de Janeiro (6,9 viagens por bicicleta, 44,2 viagens a cada 1.000 habitantes)
Essa classificação do ITDP foi publicada como parte de seu “Guia para o planejamento de sistemas de bicicletas compartilhadas“, um relatório que visa ajudar os lideres municipais a “planejar e implementar um sistema de bicicletas compartilhadas, independentemente da localização, tamanho ou densidade da cidade.”
Os primeiros sistemas de bicicletas públicas foram introduzidos na década de 1960, porém, a maioria deles tiveram problemas, já que os usuários não eram responsabilizados por eventuais avarias ou roubos das bicicletas
Hoje existem mais de 400 sistemas de bicicletas compartilhadas no mundo todo, com mais de 700 mil bicicletas.
Via Plataforma Urbana. Tradução Isabela Costa, ArchDaily Brasil.